quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DEFINIÇÃO DE TURISMO









Turismo é movimento de pessoas, é um fenômeno social, econômico e cultural que envolve pessoas. É um ramo das ciências sociais e não das ciências econômicas, apesar de que esta última pode ser a razão de tal movimento, o turismo transcende as esferas das meras relações da balança comercial. O conceito de Turismo, segundo o dicionário Michaelis é: "Viagens realizadas, por prazer, a lugares que despertam interesse", já o dicionário Aurélio conceitua o verbete como: "Viagem ou excursão, feita por prazer, a locais que despertam interesse. 2. O movimento de turistas", finalmente o dicionário Michaelis conceitua o Turismo como: "Gosto das viagens. 2. Viagens realizadas, por prazer, a lugares que despertam interesse ".

A tendência da humanidade, nos últimos séculos, é de se concentrar nos grandes núcleos urbanos, e, assim, criou-se a necessidade de se abster de tal neurose urbana, a procura de uma "fuga" do cotidiano caótico das cidades em busca de uma paisagem paradisíaca ou bucólica, onde a preocupação maior e com o NADA...

Mas a definição acadêmica de Turismo, segundo a OMT é: "Movimento de pessoas a lugar diverso do qual habite por tempo inferior a 360 dias, desde que esta não realize atividades econômicas".
Portanto Turismo é a realização de viagens para local diverso do qual a pessoa more, seja a lazer, passeio, negocio, religião ou outra atividade diversa da econômica. Daí a divergência sobre a correta utilização do termo "Turismo de negócios".

Da importância econômica:

O Turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil (dentre as espécies, significativamente, o Ecoturismo) e no mundo, movimentando, direta ou indiretamente mais de U$ 3,5 trilhões (2001). É o meio lícito que mais movimenta dinheiro, atrás somente do narcotráfico e da indústria bélica (meios ilícitos).
Tal ramo é de fundamental importância para o profissionalismo do setor turístico e necessário para a economia do Brasil, país com excelente potencial Turístico.
Vale-se lembrar que o consumidor do produto turístico, no Brasil, está bem amparado no Direito positivo brasileiro, com uma das melhores legislações existentes através do Código de Defesa do Consumidor.

Do Profissional:

O turismólogo é um cientista. Mas a ciência do TURISMO tem uma peculiaridade, pois para se promover/realizar o TURISMO é necessário o fator "ambiente/paisagem" sem a qual o Turismo não se realiza.
Diante do fato exposto, para o turismólogo é necessário que se realize o "Turismo Sustentável", garantindo a preservação do meio ambiente, a participação da comunidade local e a continuidade (não "eternamente", mas com um tempo de aproveitamento indefinido) do recurso natural, minimizando os impactos gerados no meio ambiente, nas culturas locais, na fauna e na flora, idealizando uma consciência do usuário do produto turístico.

Trabalhando assim, o turismólogo fará indiretamente para que os custos do produto TURISMO sejam mais acessíveis a outras classes econômicas societárias, fazendo com que num futuro próximo o TURISMO seja não mais um privilégio de uma minoria, mas sim um direito necessário de todos os cidadãos.
Reportagem :Wagner Andrade Vieira Dutra




http://www.revistaturismo.com.br/materiasespeciais/turismoe.html




BEM AMIGOS PARA QUE VOCÊS CONHEÇAM UM POUCO MAIS SOBRE TURISMO.
UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS


felipe dias - TIO PÃO


recreação Profissional
Turismólogo
Técnico em Turismo


www.tiopao.com.br

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DIA MUNDIAL DO TURISMO

OMT (Organização Mundial do Turismo)






O dia mundial do turismo é comemorado em 27 de setembro.
A data foi instituída pela OMT (Organização Mundial do Turismo), órgão que compõe o Sistema das Nações Unidas, em setembro de 1979.
Durante a realização de uma Assembleia Geral da organização, os membros participantes decidiram que a cada ano seria abordado um tema diferente, no dia 27 de setembro.
A escolha da data se deu em homenagem à implantação do Estatuto da entidade, adotado desde 1970, um marco na história do turismo mundial, portanto, comemorando seus nove anos de vigor, em 1979.
A intenção dos organizadores do evento foi a de transformar o Dia Mundial do Turismo numa data capaz de conscientizar a sociedade dos valores culturais, políticos, econômicos e sociais que esse ramo ocasiona.
O turismo é uma atividade relacionada ao entretenimento, onde as pessoas se divertem ao passearem por diferentes lugares.
Além disso, é tido como a área profissional que cuida de toda a movimentação que esses passeios ocasionam, o conjunto de serviços que os mesmos geram, com o intuito de promover o bem-estar dos visitantes ou turistas, sendo que seu maior objetivo é de que o viajante sinta-se satisfeito e retorne ao local.
As movimentações turísticas abrangem boa parte da economia de um país, pois ocasionam a circulação de um número bem maior de pessoas nas regiões visitadas. Isso faz com que aumentem os empregos, os investimentos na estrutura da cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas que ali vivem.
Hotéis, restaurantes, feiras, shows, teatros, museus, dentre outros são os grandes atrativos para os turistas, levando ao aumento das arrecadações financeiras desses estabelecimentos, provocando maior arrecadação dos impostos, aumentando também a arrecadação municipal.
Em 2008, o tema abordado no encontro da OMT foi sobre aquecimento global, abordando os prejuízos que as mudanças climáticas desordenadas causam ao turismo. Constantemente vemos nos jornais pessoas saindo de férias e se deparando com tempestades, furacões, inundações e outros abalos climáticos, causando total desconforto nas mesmas durante os passeios.
Em 2009 o objeto da pauta da Organização é “Mudanças Climáticas: o turismo em busca da ecoeficiência”, levando o assunto como grande interesse da área, buscando alertar a população sobre os danos da degradação do meio ambiente e apresentando os bons resultados das práticas turísticas de preservação.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola


PARABÉNS A TODOS NÓS QUE ACREDITAMOS NESSA ÁREA!!!!
UM BEIJÃO

FELIPE DIAS - TIO PÃO

TURISMÓLOGO e GUIA DE TURISMO NACIONAL E AMÉRICA DO SUL

www.tiopao.com.br

ENTENDENDO O JUDÔ E O BRAZILIAN JIU-JITSU



                  ENTENDENDO O  JUDÔ E O BRAZILIAN JIU-JITSU


Muitas pessoas enviam e-mails para a nossa academia questionando sobre as modalidades JUDÔ e JIU-JITSU.A dúvida mais comum é sobre  suas origens.
Ambas são lutas praticadas em duplas,com pegadas no kimono , utilizando técnicas de arremesso (projeção ) e controles (imobilizações,chaves e estrangulamentos ).
A sua raiz é a mesma : o antigo JU-JUTSU japonês(do JU ,suavidade,flexibilidade e JUTSU,arte,ou seja, arte da flexibilidade ou da suavidade),uma arte marcial milenar que possuía inúmeros estilos e escolas,diferenciadas pela predominância de determinadas técnicas de luta. Os senhores feudais do Japão antigo ,em constante beligerância entre si, mantinham mestres com a finalidade de preparar os guerreiros samurai. O povo,que não podia utilizar-se da espada, também praticava lutas corpo a corpo.Com a modernização do país (Era Meiji ) esta antiga arte guerreira foi remodelada em um esporte que buscava  manter os preceitos do BUSHIDÔ (código de ética do samurai ),valorizando aspectos comportamentais e de conduta como: disciplina,moral, respeito,humildade,lealdade,honrra,auto-controle,auto-confiança,perceverança,etc, com um novo objetivo: preparar o guerreiro moderno, não mais para guerrear no campo de batalha,mas sim para conduzir-se na luta do dia a dia com sabedoria e respeito aos seus semelhantes.O Judô na verdade é um novo estilo de JU-JUTSU ,com modificações técnicas e conceituais profundas,idealizadas pelo seu criador, professor Dr. Jigoro Kano.Uma destas principais inovações foi a adoção do IPPON SHOBU, a vitória por ponto máximo devido a aplicação de uma técnica perfeita,sendo que anteriormente os combates eram intermináveis,até que um dos contentores desistisse ou fosse nocauteado.O JUDÔ foi fundado em 1882 e teve a sua primeira participação olímpica como esporte de apresentação em Tóquio,1964,onde nesta competição pela primeira vez ,na categoria principal absoluto(sem divisão de peso ) ,os japoneses foram derrotados pelo gigante holandês Anton Gesink,confirmando a universalização da modalidade,que era o desejo do seu criador,tornando-se uma atividade reconhecida e indicada pelos médicos, educadores ,pedagogos e psicólogos como importante atividade complementar na formação das crianças e jovens.
Para espalhar o Judõ pelo mundo ,a Kodokan,órgão máximo situado no Japão, enviou grandes mestres a vários países da Europa e Américas.Nesta leva de ases campeões do Kodokan veio ao Brasil Mitsuo Maeda,cognominado Conde Koma,conhecido como “O HOMEM DAS MIL LUTAS”,uma referência às centenas de lutas de desafios,estilo VALE TUDO,a que se submeteu em todo continente americano contra lutadores de luta livre,boxe e westerling,afim de provar a superioridade das artes marciais de origem japonesa.Esta era uma prática comum ,pois os professores japoneses eram testados e desafiados e assim eram obrigados a usar as antigas técnicas de combate do ju-jutsu antigo. O professor Maeda estabilizou-se em Belém do Pará,onde liderou uma colônia japonesa que cultivava pimenta e foi ai que teve como aluno Hélio Gracie, o famoso patriarca da família Gracie que posteriormente estabeleceu-se no Rio de Janeiro,responsável pela difusão do agora denominado” Brazilian Jiu- Jitsu” pelo mundo(no Brasil foi adotada a grafia jiu,como se pronuncia, no lugar do ju original),ocorrendo inclusive o fato inédito de uma arte marcial ser completamente extinta no seu país de origem( no Japão o Ju-Jitsu foi completamente substituído pelo Judô),desenvolver-se em outro país,no caso o Brasil,e retornar( ao Japão) através de professores brasileiros. O Brazilian Jiu Jitsu notabilizou-se e ganhou espaço internacional no cenário das artes marciais através das vitórias dos Gracie nas lutas de Vale Tudo (lutas de artes marciais mistas) nos EUA e no Japão,contra lutadores de diversas modalidades de lutas, as quais notabilizaram a modalidade ,espalhando-a por todo o mundo e tornando o Jiu-Jitsu brasileiro uma febre internacional.A tática deles consistia em se aproximar do adversário,forçar o agarramento e conduzir a luta ao solo,onde finalizavam o combate em chave ou estrangulamento.Esta foi uma estratégia de divulgação similar a utilizada pelos antigos professores que vieram para o ocidente e que também deu certo na atualidade. Seria ótimo se o Brazilian Jiu –Jitsu entrasse nas olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro,como modalidade de apresentação,da mesma forma que ocorreu com o judô na olimpíada de Tóquio/ 1964.
Várias seleções internacionais de judô,inclusive a do próprio Japão ,estiveram no nosso país  e requisitaram aulas e treinamentos com especialistas de luta de chão do Jiu-Jitsu Brasileiro.
Há alguns anos o presidente de honra da Kodokan, Yukimitsu Kano , neto do Shihan Jigoro Kano, esteve no Brasildivulgando o Projeto Renascença do Judô , o qual preconizava a manutenção da etiqueta,da filosofia e da ética do JUDÕ e ainda da atenção especial para a necessidade em se preservar e valorizar as técnicas de KATAME-WAZA ( controle ),as quais ,segundo a Kodokan são muito importantes para a modalidade e estariam sendo relegadas a segundo plano ou abandonadas.O mestre Kano era um idealista e estudioso das artes marciais,tendo por exemplo pesquisado a Luta Greco Romana européia e incorporado ao seu novo estilo de ju jutsu ,denominado JUDÕ,técnicas como kata guruma , ura nague e yoko guruma.Também ocorreu um fato inusitado responsável pelo estudo mais aprofundado e adoção de técnicas de controle,quando nos primórdios da Kodokan,como era costumeiro , houve a visita de um praticante de um estilo de ju-jutsu voltado para técnicas de imobilização, chaves de braço e estrangulamento e ocorreram as normais lutas de desafio contra os ases do recém criado JUDÕ.Quando os judocas arremessavam o jujutsuka , este se agarrava às suas costas e imediatamente aplicava as suas técnicas de solo sobrepujando os adversários.Este ocorrido estimulou o mestre Kano a desenvolver, pesquisar e criar o atual KATAME WAZA.Esta mente aberta do seu criador foi a responsável pela riqueza de técnicas da sua modalidade a qual não estacionou, mas ao contrário é dinâmica e está em permanente evolução com busca constante de conhecimento.
Na Academia Calasans Camargo estas modalidades são integradas, somando-se também a Luta Olímpica,pois se complementam, conferindo aos atletas competidores muita habilidade tanto nas técnicas de arremesso quanto nas técnicas de controle.

Cláudio Calasans Camargo
        6° DAN de JUDÔ











segunda-feira, 13 de setembro de 2010

REVELANDO SP - 2010 - PQ VILA GUILHERMINA - TROTE

O que é

Através do programa Revelando São Paulo a Abaçaí Cultura e Arte, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, vem reunindo há mais de uma década, uma amostragem significativa da cultura tradicional em São Paulo, dando a conhecer aos paulistas e ao Brasil, aspectos desconhecidos ou pouco divulgados da vida em São Paulo, refletindo o mais possível, nossa diversidade cultural, promovendo o encontro do rural com o urbano, do tradicional com a mídia.
Nesse encontro, os “artistas”, os “sujeitos das ações”, são nossos congadeiros, moçambiqueiros, foliões do Divino e de Santos Reis, são gonçaleiros e catireiros, violeiros, romeiros, cavalarianos e artesãos de várias procedências de nosso Estado.
É sobre eles que se ajustam os focos. E a parceria que se estabelece com as prefeituras para sua realização tem feito estreitar os vínculos das administrações locais com as expressões culturais mais espontâneas de suas regiões, fazendo o intercâmbio e a interação entre os grupos nas festas, fato tímido até então.
Além do Festval da Cultura Paulista Tradicional realizado na cidade de São Paulo, este programa desenvolve outros dois festivais regionais, que dão conta das peculiaridades da cultura tradicional nas regiões do Vale do Paraíba e do Vale do Ribeira, Região Alta Mogiana, Região Bragantina e Bauru.

Eu estarei nesse evento recebendo os grupos de visitação!!!
Venha conhecer um pouco da sua história, venha para o Revelando SP!!!


Um abração

FELIPE DIAS - TIO PÃO

www.tiopao.com.br

CARTAZ DO REVELANDO - 2009 - ZÉ MIRA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ANIVERSÁRIO - DIA 5 DE SETEMBRO!!!!

Hoje eu sinto que cresci bastante


Hoje eu sinto que estou muito grande


Sinto mesmo que sou um gigante


Do tamanho de um elefante
É que hoje é meu aniversário


E quando chega meu aniversário


Eu me sinto bem maior


Bem maior


Bem maior


BEM MAIOR


DO QUE EU ERA ANTES!!!!


http://www.youtube.com/watch?v=6wrokMtES3A&feature=related




BEM AMIGOSSSSS HOJE É MEU ANIVERSÁRIO!!!

FUIIIIIIIIIIIII

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

TEXTO DE TIO DAN - DANGEL LOPES - IMPORTÂNCIA DO LAZER!







Será que você sabe o que é Lazer?!?!? Ou Como se aproveita isso?!?!?

UAU... Isso para muitos é um dilema, como aproveitar o meu lazer, neste mundo corrido de hoje todos quer aproveitar loucamente cada segundo de seu tempo e se esquecem do principal, eu..

Os romanos tinham vários feriados que, em geral, correspondiam a festas religiosas. No tempo de César, na década de 40 a.C., havia mais de cem 
 feriados em um ano. Na maioria dos feriados, havia divertimento público às custas do governo, como corridas de carros puxados por cavalos e realizadas em uma grande arena chamada circo, e espetáculos em que os gladiadores lutavam entre si ou com animais selvagens. Neles, os criminosos condenados e os cristãos eram às vezes lançados às feras.

 Ouvi muitas vezes pessoas dizendo assim: “...nossa me cansei nestas férias, acho que se tivesse trabalhado não estaria tão cansado, preciso de farias das férias...” Olha tenho certeza que se essa pessoa prolongasse suas férias no final estaria mais cansado ainda...Será que algum dia você já se perguntou o que te faz relaxar e esquecer do mundo!! O que me dá prazer?!?
 Segundo o Profº Mauricio Leandro "Choquito", Mestre em recreação Lazer ...”significa o tempo de “não trabalho”, onde se pode fazer o que, porque, para quê e da forma que quiser...” Já Dumazedier define assim: “...conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, ...
 O lazer é uma atividade de muito importância para o todos, você merece um momento de descanso, tranqüilidade e diversão.  Aproveite hoje e pratique é uma atividade prazerosa, e faça dela parte do seu cotidiano, o lazer sempre é bem-vindo.

Então divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, ou até mesmo DESCANSE..

 Só para terminar gostaria de citar o Sociólogo DOMENIO DE MASI ,  que disse: “... Quem muito trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro...”

Suas melhores idéias aparecem no seu tempo livre, então APROVEITE ESSE DIA E FELIZ DIA DO LAZER...

 CAVALLARI, Vinicius Ricardo, Trabalhando com Recreação - 4 edSP: ÍCONE, 2000;

Texto Lazer e Recreação Professor Mauricio Leandro Chiquito

http://www.tiochoquito.com.br/textos_e_artigos_ojogoeolazer.asp  acesso 2 set de 2010

http://www.clickeducacao.com.br acesso em 2 set de 2010



BOA SEMANA A TODOS!!!!


FELIPE DIAS  -  TIO PÃO
RECREAÇÃO PROFISSIONAL
Tel.: (12) 81150823 
       (11) 6976993