Atividades para crianças e adolescentes
A atividade lúdica não foi feita diretamente para uma faixa etária especifica. Ela pode ser aplicada a todo tipo, mas com crianças e adolescentes é importante estar respeitando as diferenças entre idades. Com isso as atividades passam a ter conotações diferentes e seus objetivos diferenciados.
Cada faixa etária tem características diferentes. É importante que o recreacionista tenha isso em mente e conheça um pouco dessas características. Iremos traçar aqui um pouco de cada uma e atividades indicadas:
Crianças: 3 a 6 anos – 1ª Infância
- Fantasias e invenções
- Raciocino concreto
- Pequena atenção e compreensão
- Aceitação de pequenas regras
- Interesse por números e significados
- Pequena importância do grupo, egocentrismo.
ATIVIDADES INDICADAS
- Representação
- Muita movimentação
- Brincadeiras/Pequenos jogos
- Cantos
- Imitações de situações conhecidas
- Estimulação
O monitor deve sr maternal, paciente e carismático.
Crianças: 6 a 8 anos
Nesta idade a criança está começando a definir seus próprios interesses e com isso a competitividade também começa a se desenvolver. As atividades em grupos já são bem dissimuladas assim como regras um pouco mais estruturadas nas atividades. A atenção e a memória estarão sendo desenvolvidas a todo instante, por isso o recreacionista não deverá prometer o que não possa cumprir, pois será cobrado e terá problemas com o grupo.
Atividades em grupo onde se estimule o desafio podem ser aplicadas, brincadeiras de todos os tipos, jogos simples e principalmente atividades de alta movimentação.
Crianças: 8 a 10 anos
Nessa faixa a criança já tem a memória totalmente desenvolvida e o raciocino também muito desenvolvido. Contudo a atividade em grupo se torna mais importante e também começa a divisão dos sexos MENINOS x MENINAS.
Com a divisão dos sexos as atividades em equipe começam a se tornar corriqueiras, e nessas atividades devem conter atividades de raciocínio, estratégia, desafio e regras mais elaboradas. Cuidado ao estimular os participantes, evite as comparações entre meninos e meninas, é importante o conceito que todos são iguais perante a sociedade, eles sabem que fisicamente não são, procure ser um mediador.
Crianças: 10 a 12 anos
Essa faixa etária costuma ser uma que mais desafios trazem ao recreacionista.
Nessa fase a separação dos sexos fica mais acentuada com os grupos bem divididos e não aceitando a inserção do sexo oposto em seu grupo. A compreensão de sexualidade, diferenças entre homem e mulher e suas habilidades começam a ser compreendida pelo participante.
Uma característica marcante nessa fase é a diferença de maturidade entre os meninos e as meninas. Os meninos ainda são infantis já as meninas já são mais desenvolvidas, já estão na pré-puberdade, o corpo e a mente não são mais tão infantis.nesses
Com isso os grupos, antes grandes, acabam se tornando menores, as chamadas “panelinhas”, e nesses grupos, cada um apresenta uma expectativa diferente ao tipo de atividade realizada.
As atividades para essa faixa etária devem de integração social, jogos coletivos e de preferência mistos, grandes jogos simplificados, e pequenos jogos em sua máxima utilização. Brincadeiras simples são mais desprezadas por esse grupo.
- Atenção e memória
- Convive bem em grupo
- Grupos divididos por sexo
- Definição de interesses
- Competitividade
- Raciocínio Concreto/abstrato
- Necessidade de trabalho em Grupo
- Necessidade de co-educação entre os sexos
- Ao final dessa fase meninas na pré-puberdade e meninos da infância
Atividades mais adequadas:
- Brincadeiras
- Atividades em equipe
- Desafios e contestes
- Atividades de ação
- Atividades de raciocínio
- Pequenos jogos
- Grandes jogos adaptados Integração
O monitor é o exemplo de comportamento, deve valorizar o meio ambiente e mostrar as diferenças entre certo e errado, não descriminando e sim demonstrando as diferenças entre um e outro.
Adolescentes: 12 a 14 anos
Criança? Os participantes dessa faixa etária não são mais crianças e querem que todos saibam disso. As diferenças entre os sexos ficam em evidência tanto nas habilidades quanto na maturidade. Essa é uma fase complicada para o participante, pois começa a ficar grande para brincar com as crianças, mas pequeno para participar da vida dos quase adultos.
As pessoas dessa faixa etária têm consigo a necessidade de auto-afirmação, entre os colegas e o mundo que as cercam. Assim tendem a ser altamente influenciável, terem grandes conflitos de personalidade e não enxergam os limites sociais aos quais terão de conviver pelo resto da vida.
Trabalhe os grandes jogos, faça com que as atividades sejam cada vez mais interessantes e desafiadoras, pequenos jogos e brincadeiras não apresentarão o sucesso esperado.
Adolescentes: 14 a 18 anos
Nessa idade a separação entre os sexos é deixada de lado. O que ocorre é a identificação com o sexo oposto. Uma característica muito positiva é a aceitação das diferenças de habilidade entre os sexos, pois fica muito evidente a diferença de habilidade de ambos.
Outra característica é a valorização da estética. Moças e rapazes começam a se preocupar com o visual (vestimentas, cabelo, unhas, etc).
Nessa faixa etária as atividades físicas deixam de ser a única forma de recreação. Atividades culturais e sociais começam a se tornarem importantes. Começa a difundir o seguinte conceito: o lúdico não é apenas atividade física, mas também social e cultural.
Trabalhar com grandes jogos, com regras complexas, gincanas múltiplas, atividades junto à natureza, festas, bailes temáticos, danças, teatro, modalidades esportivas, passeios, excursões ou apenas um bom bate-papo é uma boa medida para uma atividade prazerosa.
- Identificação plena do sexo oposto
- Grande diferença entre os sexos
- Aceitação e discussão das diferenças
- Necessidade de auto-afirmação
- Desprezo pela atividade motora
- Valorização das atividades sociais e artísticas
- Altamente influenciáveis
Tipos de atividades mais adequadas
- Esporte
- Gincanas de múltiplas dificuldades
- Atividades junto à natureza
- Grandes jogos com grande complexidade
- Demonstração de habilidades pessoais
O monitor é o exemplo de comportamento, deve valorizar o meio ambiente, discutir diferenças e não se tornar um confidente, não esquecer nunca do seu papel profissional.
Bem amigos esse é o meu resumo!!!!
Uma ótima semana a todos!!!
FELIPE DIAS - TIO PÃO
www.tiopao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário